sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Por que odontologia?






Fiz-me muitas vezes essa pergunta... Hoje tenho muitas respostas para a mesma.

Quando entrei pra faculdade nem sabia direito o que era odontologia e nem todos os seus campos de atuação, simplesmente desisti de medicina e vi que odontologia era uma profissão de status, uma coisa que logo mudaria e notei que não era bem assim.


Hoje posso dizer que sou apaixonado pela profissão que eu resolvi seguir, quando comecei realmente a mergulhar na vasta bagagem de conhecimento que a odontologia nos proporciona isso me fascinou. A busca pela perfeição, um lado estético, um lado artesão, um pouco cientista, um pouco de imaginação, um pouco de sangue, um pouco de misturas de cores que formam um elemento tão semelhante ao natural que nos deixa mais próximos com o divino. Isso me enche de orgulho, orgulho de saber que sou capaz de tratar, fazer, restaurar, enfim, harmonizar um sorriso que às vezes nem existia e introduzir um indivíduo a sociedade, uma das recompensas mais gratificantes que supera qualquer expectativa de status. Um simples e sorridente obrigado, em diversas formas e dentre essas diversas formas, todas são belas, todas são únicas, todas são humanas.





Um dos lados que me deixou feliz foi ter em mim a capacidade de um psicólogo de entender a personalidade daquele ser humano, daquele paciente e vê-lo não somente como uma boca, mas sim como um todo, como um indivíduo que está ali e necessita não só de tratamentos odontológicos, mas de atenção, de alguém que mostre interesse pela sua situação e que possa lhe ajudar nem que seja com um pouco de seu tempo; minutos muitas vezes fazem muita diferença.





E foi isso que eu aprendi com a odontologia, aprendi a ter mais respeitos com os meus  semelhantes, aprendi a fazer restaurações, raspagens, tratamentos endodônticos, tratamentos estéticos, cirurgias, prescrever medicamentos, reabilitar pacientes, mas acima de tudo aprendi a ser mais humano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário